quinta-feira, 12 de março de 2009

ARTE DIGITAL SOBRE TRILHOS

FAD 2009, que acontece até domingo em Belo Horizonte, mais especificamente em estações de metrô, apresenta 38 obras que exploram a interatividade e discutem a produção artísica em tempos de internet

por Liliane Pelegrini

Uma grande discussão, teórica e prática, sobre a realocação da produção artística e da cultura na era digital começa hoje em Belo Horizonte, desencadeada pela segunda edição do Festival de Arte Digital (FAD) 2009. Até domingo, 38 obras do Brasil e de outros 13 países – entre eles Alemanha, Inglaterra, França, EUA e Canadá – e vão ser exibidas, construídas e reconstruídas mediante a interação com o público.

Tudo isso num espaço que amplia as possibilidades de público, o metrô da cidade. Três estações – Minas Shopping, Central e Eldorado, pontos quase equidistantes na linha do trem – vão receber, além das mostras interativas, performances, shows e exposições [arte generativa, soundtoys, poesia interativa, screen magazines, games, webart etc]. Para ter acesso ao universo trazido pelo festival, basta um bilhete de metrô e se entregar à viagem pelos trilhos e pelas incontáveis formas de ver e interagir.

Entre as obras de destaque, Your Life Our Movie, instalação que usa como base o banco de imagens do Flickr e vai criando uma espécie de filme remixado de acordo com as palavras que o espectador-internauta vai inserindo no sistema. [Eis aqui um aperitivo online.]

RETROSPECTO
Em 2007, a primeira edição do FAD atraiu 3 mil pessoas em 13 horas seguidas de festival no Espaço Funarte Casa do Conde e na Praça da Estação. "Não queremos a Arte Digital em uma cápsula, enclausurada em seu meio segmentado. Como este tipo de produção é desprovido de qualquer dificuldade de locomoção, nossa obrigação é levá-la ao maior numero de pessoas. A oportunidade de ver, ouvir, presenciar e interagir com novas mídias e possibilidades pode e deve ser parte do cotidiano", comenta o produtor e DJ Tadeus Mucelli, idealizador do FAD em parceria com o VJ Henrique Roscoe.

Nenhum comentário: