Dia da Consciência Negra. Nesta data, a Bendita faz sua reverência à negritude apresentando o ensaio “Pula-Fogueira”, do fotógrafo Élcio Paraíso, que está em exposição no Centro Cultural Casa do Lago, da Unicamp, em Campinas (SP). “Pula-Fogueira” é uma das atrações da Semana da Consciência Negra, realizada pela universidade campineira.
Produzido em 2008, “Pula-Fogueira” é um registro de um ritual secular mantido pela comunidade quilombola do Mato do Tição — ou Matição, como se diz informalmente —, pequena vila dentro da cidade mineira de Jaboticatubas, Minas Gerais. A festa acontece na madrugada de 23 para 24 de junho e, nela, impera uma tradição das mais antigas entre os quilombolas: o passar na fogueira, sem sapatos, assim que o relógio marca a meia-noite do de 24 de junho, dia de São João. Pular a fogueira é um sinal de devoção, uma profissão de fé e, garantem os moradores de Matição, e, segundo dizem os moradores de Matição, só quem é realmente fervoroso consegue andar pelas brasas sem queimar os pés. Nesse momento, a comunidade se reveste de um ritual peculiaríssimo e que vem passando de geração a geração, sem faltar um ano que seja. Desde 1950, a festa é comandada por dona Divina, uma senhora de presença impactante e, ao mesmo tempo, gentil.
Este ensaio reflete a maneira com a qual Élcio Paraíso vê e interpreta esse ato de fé. Não é à toa, portanto, que as imagens buscam expressões, movimentos, cenas catárticas e privilegiam todo esse conjunto emocional, mais do que a técnica fotográfica. Em cada fotograma, a lembrança da força e do arrepio que a comunidade, ao se embrenhar em suas raízes, causa em quem não convive diariamente com aquelas memória afetivas.
“Pula-Fogueira” também é mais um capítulo da história do fotógrafo com as manifestações da cultura popular. Há cerca de dez anos, Paraíso vem percorrendo diversas comunidades negras instaladas no território mineiro e, a partir de cada uma dessas imersões, vem acumulando consistente material fotográfico, que, em breve, resultará em publicações, exposições e outros produtos culturais.
--------
Mais fotos do ensaio AQUI.
E mais sobre a Semana da Consciência da Unicamp ACOLÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário