domingo, 12 de dezembro de 2010

PARABÉNS, BELO HORIZONTE!

por Élcio Paraíso

Hoje Belo Horizonte completa 113 anos. Não nasci aqui; minha relação com a capital mineira começou até tarde, quando vim de São João del-Rei para estudar jornalismo. Já tem mais de 15 anos que vivo em BH e foi aqui que, além de me formar, também e principalmente construí minha vida profissional e a minha família. Tenho a cidade no coração e, como homenagem a Belo Horizonte e ao povo desta cidade, posto agora um pouco do meu olhar através dos anos sobre esse lugar e faço minhas as palavras da Liliane Pelegrini, a belo-horizontina de nascença da Bendita.


BH 113 ANOS

BH 113 ANOS

BH 113 ANOS

"Porque para amar Belo Horizonte tem que ter os olhos voltados para fora e o pés na terra. Motivo desse amor é ser melodioso por natureza e o que vem disso – Milton, Lô, Toninho, Brant, Beto, Uakti, Dead Lover’s, Orquestra Mineira de Brega e tantos mestres mais, de tantas outras artes – é consquência. É ser universal e ser daqui, como se milhares de Ronaldos Fragas fossemos. É ter alma de quintal mesmo morando em apartamento. É sentir indignação ao ver uma casa antiga dar lugar a um prédio. É encontrar por acaso alguém querido numa calçada qualquer e botar o papo em dia. É falar mal da cidade, mas não permitir que os de fora falem. É reconhecer que há trânsito chato, violência, problemas estruturais a resolver e acreditar, ainda que lá no fundo, que isso pode um dia melhorar. É saber que os tantos que ganharam o Brasil e além, aos domingos, a despeito da intelectualidade, da fama, dos compromissos, num domingo como o de hoje, independente dos 113 anos que a cidade comemora, devem mesmo é gostar de fazer o que eu, o meu vizinho, o vizinho do seu vizinho e você, belo-horizontinos de nascimento e/ou de coração, gostamos de fazer."
[Crônica completa aqui.]


BH 113 ANOS

BH 113 ANOS

BH 113 ANOS


[Mais fotos aqui.]

Nenhum comentário: